O costume de beber chá verde veio da china pôr volta de 800d.C. A utilização do chá começou quando os monges budistas foram para a China estudar, e de lá retornaram para o Japão trazendo chá com a concepção de ser uma bebida medicinal.
Na era Kamakura (1191-1333) o monge Eisai destacou em seu livro "Mantendo a saúde bebendo chá" (1211) os efeitos benéficos desta bebida:"O chá tem um poder miraculoso de prolongar a vida. Onde quer que se cultive chá, longa vida esta pessoa terá".
Através desta passagem notamos que o Chá Verde tem tido alto valor medicinal através dos tempos. Atualmente estudos sobre os efeitos do chá verde progrediram tanto que já é provado cientificamente o lendário dizer:"Chá é um remédio miraculoso para se manter a saúde"Está ficando cada vez mais claro que o Chá Verde tem uma significativa eficácia em prevenir doenças.Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, demonstrou que extrato de chá verde - que possui altas concentrações de antioxidantes como catequina, polifenóis e muitos outros compostos incluindo cafeína - pode aumentar a utilização de energia muito acima dos efeitos da cafeína pura.
O consumo desse chá produz termogênese (criação de calor) e maior gasto de energia e gorduras em humanos.Os pesquisadores acreditam que o hábito de beber chá em vez de café é um dos fatores responsáveis pelo menor índice de infarto em países do Oriente. Além disso, o chá tem cerca de metade da quantidade de cafeína do café.Está comprovado que o chá verde combate o envelhecimento precoce das células, diminui as taxas de colesterol, reforça os vasos sanguíneos e evita vários tipos de câncer. Além disso previne cáries, tem ação antiinflamatória e antigripal, ativa o sistema imunológico, regenera a pele, fornece vitaminas e sais minerais, acelera o metabolismo e queima de gorduras.
O chá verde é extraído da mesma planta que origina o chá preto, a Camillia sinensis que é
conhecida pelos povos do Oriente há mais de 4 mil anos. Porém, o método de obtenção da versão escura faz com que ela perca varias das substâncias que apresentam propriedades terapêuticas. Para conseguir esse segundo tipo de bebida o chá preto, é preciso fermentar a folha, diferentemente do processo de confecção do chá verde, no qual as folhas são expostas ao vapor d'água logo depois de colhidas e, por isso, guardam todos os seus princípios ativos. A lista de benefícios é grande e impressiona.O povo oriental bebe o chá e se beneficia de suas propriedades há séculos. No Japão ele é conhecido e tomado há séculos.O Poder do Chá VerdeAntioxidante Número 1 - O chá verde contém altas concentrações de antioxidantes que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento.
Detonador de Calorias - O chá verde dá mais energia do que a cafeína pura, a bebida faz crescer as taxas metabólicas e acelera a oxidação das gorduras. Os pesquisadores acreditam que a interação entre a cafeína e outros componentes do extrato de chá verde aumenta as taxas de queima de gordura.Amigo do Coração - Médicos da Universidade Harvard concluíram que pessoas que bebem uma ou mais xícaras de chá verde diariamente têm menos riscos de sofrer ataque cardíaco.
Beber chá em vez de café é um dos fatores responsáveis pelo menor índice de infarto em paises orientais. Um trabalho realizado por pesquisadores da Universidade de Nagayama demonstra que beber chá verde diariamente reduz em 30% a probabilidade de um derrame na terceira idade.Arma Contra o Câncer - Os efeitos dos compostos do chá verde no processo de oxidação das células, tem como resultado redução de doenças degenerativas com o câncer. Componentes químicos do chá verde teriam a capacidade de prevenir alterações no DNA das células.
Pesquisadores afirmam que os antioxidantes do chá seriam úteis contra o câncer digestivo e urinário.Consumidores de chá verde que sofrem de gastrite sentem seus efeitos com menos intensidade do que aqueles que não tomam o chá.
Você pode se sentir velho aos 25 ou jovem aos 65.
Só depende de você!
sexta-feira, 12 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário